segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Truta Salmonada com Tagliatelle de Curgete

Hoje podem acompanhar uma sugestão que provavelmente se enquadra dentro do capítulo das "ideias mais saudáveis" para um óptimo almoço em nossas casas!

Embora seja muito mais apreciador de carne, não podemos nunca descurar o peixe na nossa alimentação, pelo que para o almoço de hoje optei por umas trutas salmonadas, às quais pedi que fossem retiradas as cabeças e a espinha central, ficando apenas com umas belas filetes.

Para completar da melhor forma este capítulo saudável, substituí aqueles acompanhamentos ditos tradicionais pela curgete (cortada em forma de tagliatelle) acompanhada por pequenos cubos de abacaxi.



Ingredientes (para 4 pessoas):

- 2 Trutas Salmonadas (tamanho generoso);
- 2 Curgetes;
- 2 Rodelas de Abacaxi;
- 1 Punhado de Tomilho;
- Raspa de 1 Limão;
- Sumo de meio Limão;
- Sal e Pimenta-preta q.b.
- Azeite q.b.

Tomilho gentilmente cedido através da parceria entre o Chef Malhadinho e as "Aromáticas Vivas".

Modo de Preparação:

Começamos por temperar as trutas barrando-as com a mistura do tomilho-limão finamente picada com um pouco de azeite, sal e pimenta-preta; adicionamos a raspa e o sumo de limão. Deixamos actuar por cerca de 15 minutos antes de cozinharmos.


Entretanto com a ajuda de um descascador ripamos as curgetes em forma de tagliatelle e cortamos também o abacaxi em pequenos cubos.

Aquecemos uma frigideira e um wok pincelados com um pouco de azeite e quando estiverem bem quentes dispomos na frigideira as filetes de truta com a pele voltada para baixo e as curgetes no wok.



As filetes facilmente ficarão prontas se cozinharem aproximadamente 3 minutos de cada um dos lados.
Em relação às curgetes, depois de salteada por aproximadamente 2 minutos adicionamos os cubos de abacaxi, temperamos com sal e pimenta e deixamos saltear por um pouco. Reservamos até à hora de servir.



Deixo-vos com esta sugestão, divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário